Carlos Drummond
O atletismo divide-se em três modalidade: corridas, saltos e lançamentos, que por sua vezes subdividem-se em várias outras modalidade, com dezenas de fundamentos considerados essenciais para as práticas de outros esportes que envolvem, por exemplo, força e resistência.
Um dos mais tradicionais esportes do mundo, o atletismo tem origem considerada bastante nobre, especialmente por estar ligado ahistória do surgimento das Olimpíadas. História do atletismo no mundo
A maratona é a modalidade de atletismo mais antiga e a corrida de resistência mais famosa que existe no mundo. Acredita-se que uma maratona tenha sido realizada pela primeira vez em 490 A.C, quando atenienses e persas travavam uma batalha. A lenda diz que o soldado grego Feidípedes saindo do campo de batalha na cidade de Maratona até Atenas para avisar os cidadãos da vitória de Atenas, correu os 40 quilômetros (extensão da prova), morrendo de exaustão após dar a mensagem à cidade. A partir dessa lenda, corridas começaram a ser disputadas entre homens com o intuito de se premiar o mais rápido. Com o tempo, as corridas do Atletismo deram origem às Olimpíadas Antigas, sendo o principal esporte da competição.
História do atletismo e suas modalidades
No século XIX, os ingleses começaram a tentar organizar corridas regulares e competições amadoras foram realizadas em Uxbridge e Eton, cidade em que foi criada a corrida com obstáculos. Em relação às provas de lançamento, o primeiro registro da história de competição é de 1860, em Londres. Em 1864, as faculdades de Oxford e Cambridge passaram a realizar torneios já fundamentados em regras consideradas “oficiais para o esporte”. Alguns anos depois (1867) e em 1896 faria parte da primeira Olimpíada Moderna, realizada na Grécia. A primeira realização de uma prova de salto também data do século XIX e foi realizada na Escócia.
História do atletismo adaptado
As paraolimpíadas foram realizadas pelas primeira vez em Roma, em