Fundamentos iv
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O estudo da política e o desvelamento da sua composição de elementos explícitos, inter-conexos e contraditórios entre si. Para estudar a multi-causalidade e as diversas faces contraditórias da política social é preciso aproximar-se desse fenômeno social. Enquanto pseudoconcreto, epor meio dos elementos históricos, econômicos e políticos identificarem a sua existência contraditória. A partir de então é possível delinear os determinantes e as explicações para a política social, longe de concebê-la como a histórica e passível de apreensão de todas as suas dimensões (BOSCHETTI, 2006 A KOSIK, 1986).
A Política Social é produto da relação dialética entre a estrutura e a histórica (PEREIRA, 2008). Por essa perspectiva teórica, entende-se essa política como um conceito amplo e complexo, que tem na relação entre o Estado e a Sociedade, elementos para a sua explicação e contraposição teórica. Para tanto, é preciso pensar as dimensões da relação entre a economia e política, como unidades de contrários, que não são excludentes entre si e sim interligados por laços de antagonismo e reciprocidades (PEREIRA, 1996).
DESENVOLVIMENTO
* QUESTÃO SOCIAL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988
A política do Estado Novo se apresenta, claramente, como resposta às necessidades do processo de industrialização e de enquadramento da população urbana. O surgimento e o desenvolvimento de instituições assistenciais e previdenciárias fazem parte do projeto reformador implementado pelo Estado, e têm a característica principal de propiciar benefícios assistenciais aos trabalhadores.