Computação em nuvens
1. RESUMO
Este trabalho apresenta uma introdução ao conceito de Computação na Nuvem. O mesmo tem por objetivo abordar a definição deste novo modelo de computação, características, aplicações, vantagens e desvantagens.
2. INTRODUÇÃO
Computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, um termo usado para descrever um ambiente de computação, baseado em uma rede de servidores virtuais ou físicos.
Computação em nuvem pode ser visto como um estágio mais evoluído do conceito de virtualização, que será explicado no decorrer do trabalho. Computação em nuvem é uma tendência recente de tecnologia, cujo objetivo propicia a TI (Tecnologia da Informação) sobre demanda.
3. EVOLUÇÃO DO CONCEITO
Cloud computing não é um novo conceito, mas sim uma combinação de tendências e processos desenvolvidos na área de tecnologia. Existem vários recursos que serão explicados a seguir:
4.1. Application Service Provider (ASP):
É um formato de terceirização (outsourcing) baseado em fornecedores que disponibilizam serviços e recursos de tecnologia em computação para projetos específicos de determinados usuários através da internet.
4.2. Virtualização
É um processo que permite a partir do uso de software a utilização simultânea de diversos sistemas operacionais em um único servidor, otimizando data-centers e maximizando o uso dos recursos computacionais disponíveis nas organizações.
Ela possibilita melhor aproveitamento da capacidade dos servidores, reduzindo a necessidade de máquinas e consequentemente, gerando economia em espaço e nos gastos com eletricidade e refrigeração de data centers. Além disso, permite centralizar aplicativos, facilitando o gerenciamento do ambiente, do suporte e a atualização.
3.3 Grid Computing
Permite utilizar uma grande capacidade de processamento sem que o usuário precise se preocupar com a origem desses recursos ou como eles são mantidos, através de camadas virtuais é