Fontes de energia
SUMÁRIO
1. Introdução 3 2. Energia Potencial Gravitacional 4 3. Energia Potencial Elástica 4 4. Energia cinética 5 5. Energia solar 5 6. Energia elétrica 5 7. Energia Química 6 8. Energia Nuclear 6 9. energia eólica- Origens Históricas 7 10. Darrieus 9 11. Regras gerais da energia eólica. 9 12. Os usos da energia eólica. 11 13. Relação entre velocidade do vento e altura. 12 14. Geradores 13 15. Energia eólica no Mundo: 17 16. Conclusão 19 17. Referências 20
Introdução
Um dos grandes tormentos do Mundo de hoje é a questão relativa à energia, o aproveitamento desta ainda não atingiu um nível satisfatório, visto que a imensa maioria da energia utilizada no planeta é de origem não renovável, seja de fonte mineral, atômica, térmica ou das águas. A energia pode ser utilizada de forma mais civilizada e menos dispendiosa, por meios de fontes renováveis como a energia eólica, solar, das marés, geotérmica e de outras mais.
Este trabalho tem como objetivo a análise do aproveitamento da energia eólica, que como todas as demais possui certas vantagens e desvantagens, o que a faz diferente não é só um fato ou outro, é o conjunto como um todo.
Além desta ser uma fonte de energia renovável, possui uma certa diferença em relação às demais, pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populações onde não há um acesso de energia direto e também não necessita de grandes investimentos. Esta última vantagem pode ser tirada proveito por pessoas que queiram montar um módulo de energia próprio ao redor de sua casas não precisarem se filiar a empresas, como no caso de fontes de energia onde há um enorme e dispendioso volume de energia.
Mas claro também há desvantagens que devem ser levadas em conta, como o barulho provocado, que não é muito elevado se o módulo for freqüentemente vistoriado, a área ocupada que deve ser específica (sem muitas elevações e civilizações por perto), e