fundamentos geograficos do turismo
Questão 1: Na cidade em que moro no Rio de Janeiro ,posso destacar como pontos fortes de territorialidades as favelas que tem grande tradição em aspectos culturais marcantes do grupo social, que ficam explicitas nos modos de vida, do cotidiano, das vestimentas, modo de falar etc...E em relação aos pontos fracos podemos destacar as características taxativas de criminalização das favelas ,por exemplo alto índice de roubos, homicídios, estupros, narcotráficos etc... .
Questão 2:
O turismo utiliza-se do elo afetivo entre as pessoas e o lugar para construir lugares e territórios turísticos utilizando as experiências agradáveis que o visitante terá no local do destino ,que muitas vezes contribuirá para o regresso do visitante ao mesmo local turístico. Justamente porque desenvolveu uma afeição com o lugar positiva guardando lembranças agradáveis do espaço vivido, há uma forte relação de identificação com o lugar, podendo mesmo exprimir um sentimento de posse. Na minha região temos as praias onde as pessoas vão por lazer , e sentem um turbilhão de emoções como paz ,tranquilidade, calmaria, sossego, por estar longe de suas rotinas e responsabilidades.
Questão 3:
O (re) ordenamento de territórios em todo o mundo é reflexo de um processo crescente de produção do espaço para o turismo, por meio da elaboração e implementação de politicas públicas voltadas para o setor .Com o rápido crescimento do turismo no Brasil tem provocado grandes transformações por atribuir novas formas e funções de espaços. As determinações da politica pública de turismo, que normalmente vem associadas as politicas setoriais, acabam por prever a transformação de lugares comuns em lugares turísticos, tornando-os mas adequados e aconchegantes para os turistas, mas lucrativos para os empresários, mas nem sempre mas benéficos para os moradores e trabalhadores locais. A seletividade espacial, é caracterizada pela ação seletiva do homem sobre o espaço ,em que a opção por um lugar e não