Fundamentos Geografico do turismos
A necessidade de se locomover já existia desde da origem humana,por vários motivos,dentre eles podemos destacar:A caça e a busca pelo lazer.
O turismo apresentou-se como uma atividade econômica organizada nos meados do séc. XIX .Mas seu desenvolvimento só aconteceu nos anos 50.Alguns fatores como:o aumento do tempo livre da população ,a melhoria dos meios de transportes,o fim da 2º segunda guerra mundial e outros fatores que trouxeram outros benefícios para população.
Nos tempos atuais o turismo é reconhecido como um grande fenômeno ,segundo a OMT,o crescimento econômico mundial neste setor superou as expectativas,no ano de 2006 em relação ao ano de 2005.
Mesmo com algumas crises mundiais,como o atentado terrorista que aconteceu em 2001 nos EUA,o turismo se apresenta como uma das mais importantes atividades econômicas mundiais,ficando entre os cinco principais itens geradores de receitas de divisas.
A Valorização do turismo no Brasil,só aconteceu na década de 90.Um marco para essa mudança é a Política Nacional de Turismo,criada no 1º mandato do ex- presidente da república Fernando H. Cardoso.Outros fatores que contribuíram para tal mudança,podemos destacar:O controle da inflação e os investimentos em propagandas em nível internacional para divulgar o Brasil,para desperta o interesse nos turistas.
Entretanto, para uma localidade se tornar emissora e receptora do turismo ,o grau de desenvolvimento tem que estar equiparado ao crescimento da região.Levar em conta os aspectos físicos ,demográficos ,o grau de desenvolvimento econômico e a renda disponível da população ,são alguns fatores que tem que ser observados e analisados.
O Brasil teve como principais emissores de turistas nos anos de 2005/2006 os seguintes países:Argentina,EUA,Portugal,Itália,Uruguai,Alemanha,França,Espanha,Paraguai e Inglaterra.Devemos observa que apenas três deles estão situados na América do Sul.Pois a América do Sul ainda não possui um amplo mercado