Fundamentos Filosóficos
AUTORA: ANACLER DE ALMEIDA CARBONI
INTRODUÇÃO
A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar segundo o filósofo Rousseau. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos sairão ganhando, pois os resultados serão positivos.
OBJETIVO
A meta deste estudo é buscar uma aproximação entre o naturalismo e a ética. Falar e fazer educação implica pensar e agir eticamente. Na grande obra da construção humana, a educação entra como uma tarefa indispensável, atuando em um mundo e seres marcados por diversidades incontáveis. Entretanto, é preciso ter claro que a busca de uma educação marcada por aspectos éticos nunca se dará de uma forma absoluta e completa.
DISCUSSÃO
Se a educação inclui a ética como uma condição para que ela se construa de acordo com a sua tarefa primordial, antes de tudo, buscaremos compreender o que se entende por educar e de que tarefa se trata aqui. Para explicitar o conceito de educação que assumimos ao relacioná-la com a ética, começaremos por contextualizar a existência humana, razão da emergência do fenômeno educativo e das exigências éticas. A própria história só surge quando se constituem as comunidades humanas que conferem um significado aos fatos e a todas as realidades. Todos os seres existentes só adquirem uma significação diante do ser humano. Uma pérola só passa a ter valor quando é valorizada pelo homem que a aprecia. No fundo do mar, ela não tem valor algum. Uma flor só passa a ser bela quando contemplada por alguém. Um ser humano adquire a sua plena humanização na relação com outro ser humano que lhe servirá de ponto de