Semelhanças e Diferenças entre as obras de: - Sandro Botticelli - Emiliano di Cavalcanti

638 palavras 3 páginas
TRABALHO DE ARTE – 1º EM

Semelhanças e Diferenças entre as obras de:
- Sandro Botticelli
- Emiliano di Cavalcanti
O Nascimento de Vênus é uma pintura originalmente do italiano Sandro Botticelli. A pintura retrata Vênus imergindo nua de uma concha sobre as espumas do mar. Segundo pesquisas a respeito da imagem, a obra mostra Zéfiro (o vento do Oeste), assoprando na direção da deusa, acompanhado pela ninfa Clóris. E à direita de Vênus, há uma Hora (deusas das estações) que lhe entrega um manto com flores bordadas. Esta obra de Botticelli foi influenciada pelo cristianismo, pois o pintor tinha por objetivo conciliar as ideias clássicas às ideias cristãs. Embora nua, a deusa não sugere erotismo algum, ao contrário, transmite uma extrema pureza, a paixão espiritual. Na obra, Vênus é apresentada de forma bela e com traços harmoniosos. No entanto, Sandro Botticelli aproveita-se das cores claras e leves, destacando a pureza da alma e a beleza clássica.
Em geral, a obra dispõe interpretações de duas formas, supostamente, aponta para a temática mitológica, levando em consideração a influência das esculturas gregas na formação de Vênus. Porém, a obra apresenta símbolos cristãos como a concha e a água (batismo de Jesus Cristo), além dos anjos (deuses), que seriam Zéfiro e Clóris.

Diferente de muitos pintores da época a anatomia de O Nascimento de Vênus não apresenta o realismo clássico. É nítido observar que o pescoço da deusa é mais longo e seu ombro esquerdo tem uma representação incorreta. Percebemos a influência renascentista do período, cores pastéis e, formas humanas bem definidas, motivo clássico. É uma típica pintura do ressurgimento cultural europeu.
Agora a forma de ver Vênus e seu redor segundo olhar de Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti
Variações da obra de Botticelli ocorrem com certa frequência nas propagandas e no cinema. No Brasil, o pintor carioca Di

Relacionados

  • ESTETICA
    18932 palavras | 76 páginas
  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas