cnc plasma
XY de dois motores passo-a-passo
Carlos Miguel Borges Pinto
Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos exigidos para a obtenção de grau de mestre no âmbito do Mestrado Integrado em
Engenharia Mecânica, opção de Automação
Orientador: Prof. Dr. António José Pessoa de Magalhães
31 de Agosto de 2011
Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
Opção de Automação
Julho de 2010
© Carlos Miguel Borges Pinto, 2011
ii
Resumo
Este trabalho procura desenvolver uma nova solução para um problema que já foi tema de outros trabalhos de fim de curso no passado. Encontra-se directamente relacionado com um sistema existente na SAIC (Secção de Automação, Instrumentação e Controlo), designado por Unidade de Demonstração de Produção Flexível. Esta unidade corresponde a um produto didáctico da marca Festo®, e é uma das soluções qualificadas, orientadas para processos de automação, no domínio da formação industrial e educação profissional.
Na unidade em questão, pretende-se simular um processo de maquinagem, sendo para tal necessário controlar um elemento móvel, segundo três eixos (X, Y e Z), ao qual está associado uma ferramenta de corte que executará a operação de maquinagem desejada numa peça com a forma geométrica de um disco, sendo a mesma fixada numa superfície base, dentro de uma mesa de trabalho.
O eixo dos ZZ corresponde ao movimento ascendente e descendente da ferramenta de corte, e é controlado por um PLC (Siemens S7_300), que é igualmente responsável pelo controlo parcial da unidade.
Por sua vez os eixos XX e YY estão associados à movimentação e posicionamento no espaço do elemento móvel referido anteriormente, sendo o movimento em cada eixo assegurado por um motor passo-a-passo independente. É nesta tarefa de posicionar e controlar dois motores passo-a-passo segundo dois eixos, que se enquadra o trabalho desenvolvido.
São utilizados motores passo-a-passo visto