Fundamentos Filosóficos na Educação
Fundamentos Filosóficos na Educação
Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota do trabalho de portfólio da disciplina de fundamentos filosófico na educação, referente à primeira etapa do 1ª semestre do curso de pedagogia, na Uninter.
Tutora: Livânia Bustamante
Agosto, 2013
Fabiano Bezerra Martins
Sobre o Capitulo 1 do livro:
" Fundamentos filosóficos da Educação'.
(José Antonio Vasconcelos)
1 - Comparação do pensamento de Platão com o de Aristóteles. Identificando semelhanças e diferenças.
2 - Como o Cristianismo afetou a filosofia medieval
3 - Explicação sobre a síntese kantiana em referencia ao racionalismo e empirismo. 4 - Pesquisa biográfica de Platão
1 - Comparação do pensamento de Platão com o de Aristóteles. identificando semelhanças e diferenças.
Sobre Platão (428-348)
"Nascido em Atenas numa família aristocrática, assiste ao declínio do poder ateniense, à instalação do regime oligárquico dos Trinta Tiranos, que cedo ele execrou por seus crimes. Mas o restabelecimento da democracia reserva-lhe a mais cruel decepção, a condenação e a morte de seu mestre
Sócrates(399). Criou a escola da Academia, perto de Atenas (387). Suas três viagens à Sicília, onde esperava exercer a influência de filósofo sobre a política, acabrunham-no com decepção." (Constança; Terezinha, 1997, 11).
O pensamento platônico
Platão sintetizou seu pensamento filosófico do conhecimento na distinção de duas ordens de seres: as idéias e as coisas. As coisas para ele nos remetem ao mudo físico a tudo aquilo que podemos tocar, sentir, cheirar, ouvir, degustar. Mas essas coisas estão sempre em transformação. Já o pensamento permite-nos ter acesso às coisas imutáveis como à idéia do bem, da verdade e da justiça. Para Platão a característica eterna e perfeita das idéias as coloca como superiores às coisas, que são temporais e transitórias.
A teoria platônica se remete a essência do ser humano como sendo um