Subjetividade do ser Humano
2. TEMA O projeto apresentado procura abordar a subjetividade das pessoas usando a Teoria Gestalt para explicar a personalidade.
3. PROBLEMA Num primeiro momento a figura abaixo foi apresentada a 10 pessoas.
Serviram de sujeitos para a presente pesquisa, pessoas com idades entre 18 e 52 anos, de ambos os sexos e várias profissões. Em seguida, as pessoas foram questionadas sobre o que viram na imagem. Foi considerada a primeira resposta de cada pessoa.
• 5 pessoas viram um velho.
• 3 pessoas viram um velho e um casal
• 2 pessoas viram apenas um casal.
4. CONCLUSÃO
Os resultados da presente pesquisa mostraram que nem todos viram a imagem da mesma forma. Ficou claro que a interpretação de cada pessoa é diferente, pois o ser humano é único no seu modo de pensar e agir. Isto ocorre devido à subjetividade humana. De acordo com Ana Mercês Bahia Bock, subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural. Esta síntese — a subjetividade — é o mundo de idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais. Segundo a mesma autora, a percepção é o ponto de partida da Teoria Gestalt. Um dos conceitos da Teoria Gestalt é o campo psicológico que nada mais é do que a inclinação que temos de agrupar partes para dar forma a algo. Assim sendo, o experimento aqui apresentado é um exemplo claro da afirmação da Teoria de Gestalt, referente às formas. Na figura ambígua exposta, algumas pessoas viram um velho, outras um casal e algumas conseguiram ver as duas representações. Isto ocorreu, pois a percepção de cada