FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ANAPOLÍS
SETEMBRO DE 2013
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Esta atividade foi solicitada para os alunos do 2º período matutino do curso de pedagogia, para fins avaliativos da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação.
Prof.ª
ANÁPOLIS
SETEMBRO DE 2013INTRODUÇÃO
Historicamente, a filosofia é conhecida por ser difícil definir com precisão, a maioria das definições não consegue abranger tudo aquilo a que se chama filosofia. Filosofia (do grego Φιλοσοφία. Philia (amor, amizade) e Sophia (sabedoria)) modernamente é uma matéria, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, apreciação, a discussão, a formação e reflexão de ideias em uma situação geral, abstrata ou fundamental.
Teve origem através da curiosidade humana em compreender e discutir os valores e as interpretações usualmente aceitas sobre a sua própria realidade. O fundamento de todo o conhecimento se dá inicialmente pelas interpretações comumente aceitas pelo homem. Interpretações estas, que foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração.
O esforço filosófico não é destinado somente à compreensão do mundo e do homem, mas também, à educação deste mesmo homem, cuja vida se desenvolve na relação com o mundo. A prática educativa, por sua vez, encerra em seu interior uma determinada visão do homem e do mundo e, portanto, inclui uma posição filosófica definida, mesmo que tal posição nem sempre seja objeto da consciência dos atores envolvidos no processo educativo.
ETAPA 1, PASSO 3.
A busca pelo conhecimento; A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que leva o ser humano a pensar e raciocinar. Isso possibilita ao homem tornar amigável a convivência em comunidade. Isso é o que se pode chamar de filosofia, essa busca por respostas para questões,