Caracterização dos insetos
André Luiz Pugas Arruda
Lauanna Rafaela Araujo Coelho
Leonardo Peris
Raquel Cristiane Amaral Vaz
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL I
Palmas – TO, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ARTRÓPODES E INSETÁRIO
Trabalho apresentado como exigência da disciplina Caracterização Ambiental I, ministrada pela professora Adriana Malvásio, no curso de Engenharia Ambiental.
André Luiz Pugas Arruda
Lauanna Rafaela Araujo Coelho
Leonardo Peris
Raquel Cristiane Amaral Vaz
Palmas – TO, 2008.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.OBJETIVOS 7
OBJETIVO GERAL 7
OBJETIVO ESPECÍFICO 7
3.METODOLOGIA 8
4.RESULTADOS 9
5.DISCUSSÃO E CONCLUSÕES 10
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS 11
1. INTRODUÇÃO
O filo Arthropoda (Artrópodes) é um conjunto muito grande de animais, o maior grupo com espécies descritas; aproximadamente 1.000.000 de espécies, sendo muitas delas extremamente abundantes em número de indivíduos; representando 80% de todas as espécies de animais. O filo importante ecologicamente, pois domina os ecossistemas terrestres e aquáticos em número de espécies ou indivíduos ou em ambos.
O corpo é segmentado externamente em graus diversos, embora em aracnídeos e crustáceos haja uma tendência de diminuição desta metameria e, em ácaros e caranguejos ela não existe, e as extremidades pares são articuladas, sendo diferentes em forma e função. São revestidos por um exoesqueleto de quitina. Seu sistema nervoso, olhos e outros órgãos sensitivos são proporcionalmente grandes e bem desenvolvidos. Sua simetria é bilateral, apresentam sistema circulatório lacunar, respiram por brânquias, traquéias, pulmões ou pela superfície do corpo. Têm glândulas especiais de excreção e sistema nervoso com gânglios dorsais. Os sexos são geralmente separados em macho e fêmea e a fecundação é geralmente interna, podem ser ovíparos e