Formulário de Entomologia sobre alguns insetos
INSETÁRIO
(Formulário)
Relatório do curso de
Agronomia apresentado Ao Instituto Federal do Espírito Santo como parte das exigências da Disciplina de Entomologia Geral sob Orientação do professor
SANTA TERESA
JUNHO – 2014
INSETO 23
(PRAGA)
Nome comum: Cupim
Ordem: Isoptera
Família: Rhinotermitidae
Nome científico: Coptoterme Gestroi
Caracterização morfológica:
Os cupins têm como todo inseto, o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, tem três pares de pernas ambulatórias. Na cabeça há um par de antenas moniliformes e um par de olhos compostos. Os cupins possuem aparelho bucal mastigador e são polífagos, tornando-se pragas importantes para outras culturas. São insetos sociais de hábitos subterrâneos, que vivem em colônias constituídas por formas sexuadas e assexuadas.
Aspectos bioecológicos:
Esses animais se reproduzem nos meses mais quentes do ano, quando podemos notar as formas aladas (que possuem asas) que saem dos cupinzeiros. Esses cupins que possuem asas são os reis e as rainhas. Depois de fazerem a revoada, esses insetos caem no chão e perdem suas asas, sendo que machos e fêmeas formam um casal e constroem ninhos onde serão os reis e a rainhas.
A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme. Ao contrário do que ocorre na sociedade das abelhas, o macho dos cupins não morre após fecundar a fêmea, ele permanece no ninho e consegue fecundá-la periodicamente.
Descrição dos benefícios ou prejuízos