Fundamentos filosoficos
Atividades Práticas Supervisionada
Sumaré
2012
Faculdade Anhanguera
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação,ministrado pela professora Marilda Aparecida Resende.
Sumaré 2012
Índice
1 Introdução 3
1.1 Definição da Filosofia 4
1.2 Discussão em grupo sobre conceito da Filosofia 5
1.3 A interferência da Filosofia na Educação 5
2 Leitura da reportagem em sala de Aula 6
3 A indústria cultural na área Social 7
4.1 Visão crítica no Brasil 8
4.2 Realidade Educacional no Brasil 9
5 Artigo 11
6 Conclusão 12
7 Referência Bibliográfica 13
ETAPA I
PASSO I
Filosofia: É amor à sabedoria.
Definição - é o estudo dos problemas fundamentais relacionados á existência, ao conhecimento, a verdade aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem.
Filosofia (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (amor) shofia (sabedoria). A primeira é uma derivação de philos fraterno e respeito entre os iguais, a 2° significado sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia é amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
PASSO II
O grupo discutiu sobre os princípios filosóficos e concluiu que a filosofia é o respeito ao próximo, ao amor, a arte de pensar,de agir, de ensinar, de produzir, conduzir os conhecimentos para aprender a pensar com sabedoria.
PASSO III
A educação no Brasil precisa de um apoio para o caos social e cultural em que vivemos, o êxito educacional não possui formulas, assim como não há metodologia fixa a ser meramente reproduzida. A filosofia no âmbito escolar pode ser assimilado e vivenciado como um exercício reflexivo de posicionamentos intelectuais perante determinados temas. De fato todas as nossas relações com as coisas, com os fatos e com os outros, envolve certas posturas