fundamentos filosoficos
O pensador é umas das mais famosas esculturas em bronze do escultor francês Auguste Rodin retrata em homem em suposta meditação, determinado a transcender seu sofrimento através da poesia.
Ele é a representação da um original sentado com a cabeça baixa, apoiada em sua mão direita.
Originalmente chamada de “O Poeta” a peça era parte de uma encomenda de um futuro museu de arte decorativa em paris para criar um portal monumental baseado na paisagem de obra divina comedia.
Cada uma das estruturas na peça representava um dos personagens principais do poema épico. O pensador originalmente procurava retratar Dante e frente aos portões do inferno ponderando seu grande poema.
A estrutura esta nua porque Rodin queria uma figura heroica e a Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.
Contribuição organizada admiradores de Rodin e foi colocada em frente Panteão.
Em 1922 a escultura foi levada para hotel Biron hoje transformada no Museé Rodin.
Mias de vinte copias da escultura estao em museus pelo mundo alem, da escltura presente na tumba de Rodin e sua esposa.
Algumas desta copias sao versais ampliadas da obra original assim como as escutiras sao de diferentes proporçoes.
O proprio autor ao comentar sua escultura, destacava a imporatancia de seus detalhes.
O que faz meu pensador pensar é que ele pensa nao so, com o cerebro mas tambem com suas sobrancelhas tensas, suas narinas distendidas e seus lábios compridos. Ele pensa com cada musculo de seus braços e pernas com seus punhos fechados e com seus artelhos curvados. Rodin obteve esta importante encomenda depois de ter seu reconhecimento artístico em 1878 com a obra São João Batista pregando.
A importância da filosofia poia a educação poia a compreensão da sociedade e as dificuldades de implantação da matéria (disciplina) no