FUNDAMENTOS EM CIRCUITOS ELÉTRICOS LEI DE KIRCHHOFF
ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
FUNDAMENTOS EM CIRCUITOS ELÉTRICOS
LEI DE KIRCHHOFF
São Paulo 2014
Objetivos
O Objetivo do trabalho no laboratório foi demonstrar dentro de um circuito o funcionamento da lei de Kirchhoff, para isso foi testado dois circuitos ambos com duas malhas e foi calculado as correntes elétricas de cada circuito.
Introdução Teórica
A Lei de Kirchhoff é aplicado nos resistores mais complexos, como por exemplos circuitos com mais de uma fonte de resistor. Para explicar melhor a Lei de Kirchhoff temos que entender o que são nós e malhas dentro de um circuito, nó é um ponto onde três ou mais condutores estão ligados e a malha é qualquer caminho condutor fechado.
Primeira Lei de Kirchhoff: Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam (aquelas cujas apontam para fora do nó) é igual a soma das correntes que chegam até ele. A Lei é uma consequência da conservação da carga total existente no circuito. Isto é uma confirmação de que não há acumulação de cargas nos nós.
Materiais Utilizados
Para realizar a experiência no laboratório foram utilizados os seguintes materiais:
-Resistores;
-Multímetro;
-Kit didático de eletrônica (maleta);
-Pedaços de Fios;
Procedimento experimental
Primero separamos os resistores e determinamos seus valores, após determinarmos os resistores calculamos seu erro percentual já tendo os valores reais e nominais dos resistores.
Montamos o primeiro circuito e calculamos os valor de suas duas correntes nas malhas e fizemos o mesmo para o segundo resistor, terminado de calcular as correntes fizemos o cálculo a mão para ver se os valores teóricos e reais estavam de acordo.
Resultados
Resistores Cores Valor nominal Valor real E%
R1 M,V,V,D 1,5 K Ω 1,51 K Ω -0,6667 K Ω
R2 V,V.L,D 22 K Ω 21,6 K Ω 1,8181 K Ω
R3 M,V,V,D 1,2 K Ω 1,17 K Ω 2,5 K Ω
R4 A,R,L,D 47 K Ω 47,6 K Ω