RELAT RIO ELETRICIDADE
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO: AS LEIS DE KIRCHHOFF
MOGI DAS CRUZES/ SP
2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
RELATÓRIO: AS LEIS DE KIRCHHOFF
Relatório III obtido através de experimento em laboratório apresentado a disciplina de Eletricidade Básica, sob orientação do Prof° Gilberto Tomaz.
Mogi das Cruzes/SP
2014
Sumário
1. Introdução Teórica 4
1.1 Leis de Kirchhoff 4
1.2 Primeira Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós 5
1.3 Segunda Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas 5
2. Objetivo 5
3. Materiais 5
4. Procedimentos Experimentais 6
5. Resultados Experimentais 7
6. Conclusão 8
7. Referências Bibliográficas 9
1. Introdução Teórica
Através deste trabalho, iremos relatar a aplicação da Lei de Kirchhoff e do uso do método de Maxwell a um circuito elétrico com vários resistores de diversos valores, baterias(pilhas do tipo AA), placas com bornes para a construção de circuitos simples,sendo acompanhados de uma medição feita com um multímetro. Utilizando este material faremos os cálculos das tensões e das correntes que são diferentes passando em cada malha.
1.1 Leis de Kirchhoff
As leis de Kirchhoff foram formuladas em 1845 e rceberam o nome do físico alemão Gustav Kirchhoff. Essas leis da física são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio da conservação da Carga Elétrica e na regra que determina que o potencial elétrico mantém seu valor inicial depois de qualquer percurso realizado em trajetória fechada, ou sistema não dissipativo. As leis de Kirchhoff são utilizadas em circuitos elétricos que apresentam mais de uma fonte de resistores em série ou em paralelo. Dois conceitos importantes dentro dessas leis são: Nós e Malhas. Nó: é um ponto onde três (ou mais) condutores são ligados.
Malha: é qualquer caminho condutor fechado.
Exemplo:
1.2 Primeira Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós
Essa lei define que em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam é igual à soma das correntes que