Relat Rio De Eletricidade
Eletricidade Aplicada
Professores:
Teórico: Artur
Laboratório:
Componentes do Grupo
Weslley Marques dos Santos – RGM:11132100193
Vinicius Lopes – RGM:11141404864
José Carlos – RGM:11142301894
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
Osciloscópio ....... 4 Objetivo ....... 5 Materiais utilizados ....... 6
PROCESSO LABORATORIAL 7 Experimento 7
CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O osciloscópio é um dos mais aperfeiçoados e versáteis instrumentos de medição. Ele consiste basicamente em um tubo de raios catódicos que possibilita entre outras coisas medidas de corrente de tensão elétrica através das deflexões de um estreito feixe eletrônico. Na posição em que o feixe eletrônico incide sobre uma tela fluorescente, ele produz um ponto luminoso. Através dos deslocamentos deste ponto podem ser feitas medidas bastante precisas de tempo e de tensão, como também ser produzidos gráficos estabilizados de tensões periódicas.
O osciloscópio “torna visível" o sinal e possibilita a análise da sua forma, podendo à grosso modo ser considerado um aperfeiçoamento do multímetro, pois fornece indicações do comportamento de uma tensão ou corrente ao longo do tempo.
Ele é formado por circuitos que fazem com que um feixe de elétrons se mova de acordo com o sinal nele injetado. O sinal é então mostrado sobre uma tela fosforescente.
Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal elétrico, o osciloscópio é um instrumento indispensável em qualquer tipo de laboratório e em situações tão diversas como o diagnóstico médico, mecânica de automóveis, prospecção mineral, etc. O osciloscópio permite obter os valores instantâneos de sinais elétricos rápidos, a medição de tensões e correntes elétricas, e ainda freqüências e diferenças de fase de oscilações.
OBJETIVO
Familiarizar-se com o manuseio e ajuste dos controles de um osciloscópio.
Conhecer o principio físico de