ID DENTES SUPRANUMERARIOS
O hiperdontia é uma anomalia dentária de causa desconhecida, caracterizada por aumento do número de dentes. Ela ocorre mais freqüentemente na maxila, de preferência no sexo masculino, sendo mais comum na dentição permanente. A presença de dentes supranumerários pode ser responsável por alterações na dentição permanente, tais como o atraso na erupção e luxações. Além disso, o paciente pode ter oclusão anormal, reabsorção de dentes adjacentes e a formação de cistos. Este artigo descreve um paciente do sexo masculino de 9 anos de idade, a presença de dois superiores direitos incisivos laterais e um incisivo esquerdo permanente, parcialmente irrompido. Exame radiológico revelou um incisivo lateral esquerdo segundo, não irrompido. Deve notar-se que, tanto na área da parte 1.2 e 2.2, os dentes tinham anatomia normal e não a aparência conoide* normalmente observados em dentes supranumerários. No nosso caso, com o objetivo de realizar o tratamento ortodôntico, foi indicada a remoção cirúrgica dos dentes mencionados.
*Dentes Conóides são dentes menores que o normal, apresentam forma de cone e são herdados geneticamente. Os mais afetados são os incisivos laterais.
INTRODUÇÃO
Durante o período de desenvolvimento dos dentes podem ocorrer alterações morfológicas, que podem afetar o número, forma, erupção cutânea, o tamanho e a posição dos dentes. Em um estudo com crianças brasileiras 8-11 anos, encontraram anomalias dentárias com uma prevalência de 11,4%, dos quais 6,5% eram hipo ou hiperdontia. O hiperdontia é uma anomalia, de causa desconhecida, que mostra um aumento no número de dentes, O hiperdontia é uma anomalia, de causa desconhecida, que mostra um aumento no número de dentes, isto é, quando existe mais do que 20 dentes de leite e mais de 32 dentes permanentes. Eles são mais comuns na dentição permanente e em homens. Geralmente dentes supranumerários (DS) são assintomáticos*, sendo encontrado em avaliações clínicas de rotina. A presença de DS