Relat Rio De F Sica 3 Regras De Krichhoff

1135 palavras 5 páginas
Regras de Kirchhoff
Guilherme Bettio Braga *
* Departamento de Ciências Exatas, Universidade Federal de São João del Rei CEP
36301-160, São João del Rei/MG, Brasil

As regras de Kirchhoff se baseiam em nós e malhas de um circuito elétrico, podendo soluciona-lo independentemente de seu arranjo. Esse experimento teve como intuito empregar as regras de Kirchhoff para calcular valores de corrente e diferença de potencial para um circuito proposto, comparando-os a valores experimentais. Como resultado foi observado uma discrepância considerável entre os valores; sendo justificado pela montagem do circuito elétrico.
INTRODUÇÃO

OBJETIVO

As leis de Kirchhoff são assim chamadas em homenagem ao físico alemão Gustav
Robert Kirchhoff, figura 1, (1824-1887) e são baseadas no Princípio da Conservação de Energia e no Princípio de Quantidade de
Carga.

Quantificar valores de corrente e tensão em resistores de um circuito elétrico.
Posteriormente complementar os estudos em comparação com a teoria, empregando as leis de Kirchhoff.
TEORIA
O método de resolução de circuitos elétricos por substituição de uma associação de resistores pela resistência equivalente não é capaz de solucionar, por exemplo, circuitos com mais de uma bateria, então se toma mão de um artifício, regras bastante simples, que são as Regras de Kirchhoff, aplicáveis a circuito de corrente contínua contendo baterias e resistores ligados de qualquer arranjo. O enunciado destas regras é feito a seguir:

Figura 1. Gustav Robert Kirchhoff
As Leis de Kirchhoff regem a associação de componentes num circuito. Ao contrário da
Lei de Ohm, cujo âmbito é a resistência, as
Leis de Kirchhoff baseia-se nas tensões e nas correntes que estabelecem as regras às quais devem respeitar as associações de componentes. A aplicação conjunta das Leis de Kirchhoff e de Ohm permite obter um conjunto de equações cuja resolução conduz aos valores das correntes e das tensões aos terminais dos componentes.

Regra 1) “ A soma algébrica dos

Relacionados