Fundamentos do processo educativo
Como dizia Karl Marx a respeito da ominilateralidade: " a formação de um ser pleno, com o conhecimento vasto, capaz de múltiplas visões sobre um determinado fato, e além de tudo, capaz de transformar a sociedade através do conhecimento".
E junto com a escola se encontra uma figura de extrema importancia para sociedade, que é o professor. O professor é o responsável pela contrução do conhecimento do indivíduo, responsavel pela formação de um ser, direta ou indiretamente. Houve tempos em que o professor não era visto como um ser de tamanha importante, mas com o passar do tempo, o professor adquiri um conceito elevado na sociedade devido as necessecidades sociais que foram surgindo ao longo de cada momento histórico. Podemos identificar esses momentos de não valorização do professor claramente ao longo da história da educação. Na Grécia nasce a figura do pedagogo, que era visto como um "acompanhante" da criança, mas ainda na Idade Média o padagogo começa a ser visto como uma figura importante para a sociedade.
Ainda na Idade Média começa a surgir formas escolares. Universidades, faculdades e colégios, lembrando que naquele época possuiam um significado bem diferente de hoje em dia. Eram lugares que as pessoas se reunião para compartilharem seus conhecimentos, ainda não existia a figura do professor em seu significado pleno nos dias de hoje.
Mas tarde, ao longo da história o poder da educação fica nas mãos da igreja católica , que promoveu uma grande revolução na pedagogia e na educação. O conceito de escola que temos hoje é fruto da Idade Média; A figura de ter alguém a frente para ensinar vários alunos ao mesmo tempo, vem daquela época.
Embora a educação escolar só se estenda a sociedae ao longo do