fundamentos do handbol
É a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado. Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Embora, de acordo com a literatura específica, este tipo de recepção seja considerado um erro, sua aplicação prática o capacita para que seja treinado e ensinado tanto quanto a recepção de 2 mãos.
Passe
É a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. Desta forma, este fundamento necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas. Os passes possuem a seguinte classificação:
Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
Passes em pronação: lateral e para trás.
Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
Finta
É a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.
Empunhadura É a forma que os jogadores seguram a bola. Com a palma da mão em forma côncava e todos os dedos bem abertos e ligeiramente curvados para frente aplicando um pouco de pressão de forma que a bola fique firme e bem encaixada.
Arremesso
É o fundamento que tem como objetivo marcar um gol, realizado com a rotação do braço com a bola em mãos, largando-a em seguida para ir em direção do gol