Europa/Ásia
Europa
O relevo do continente europeu é bastante diversificado, sendo formado por maciços antigos, planaltos, planícies e cadeias de montanhas.
No norte e no nordeste da Europa há ocorrências de maciços antigos, formas de relevo bastante desgastadas pelos processos erosivos, arredondadas e de altitudes modestas. Destacam-se os Montes Urais, os Alpes Escandinavos e o Maciço Central Francês.
No sul do território europeu, há cadeias de montanhas recentes e, portanto, com altitudes elevadas, onde se destacam os Alpes, além deles, outros conjuntos montanhosos destacam-se na paisagem europeia, como os Pirineus, os Apeninos, os Cárpatos, os Bálcãs e o Cáucaso.
No centro do continente ocorrem planícies e planaltos. Devido à grande extensão, as planícies, recebem várias denominações locais, como Planície Germano-Polonesa e Planície Sarmática. Entre os planaltos, destacam-se o Planalto Central Russo e o Planalto do Volga.
Fonte: Páginas 82 e 83 do livro didático de Geografia.
Em função da maior ou menor influência dos principais fatores climáticos, ocorrem cinco tipos climáticos distintos na Europa.
No norte (Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia) da Europa ocorre o clima frio, que se caracteriza pelas baixas temperaturas na maior parte do ano, O verão é curto e o inverno é longo e muito rigoroso, com intensa precipitação de neve.
No extremo norte desses países (Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia), nas mais altas latitudes, predomina o clima polar, com temperaturas muito baixas durante todo o ano.
No centro do continente europeu predomina o clima temperado. As áreas mais próximas do Oceano Atlântico, devido à influência da Corrente do Golfo, apresentam verões suaves e invernos pouco rigorosos.
No sol do continente predomina o clima mediterrâneo, com verões quentes e secos, influenciados pelos ventos que sopram do Saara, e invernos com muitas chuvas e temperaturas amenas devido ao bloqueio exercido pelas cadeias de montanhas às massas de ar frio que vêm do