historia do handebol
O handebol praticado no Brasil é o de quadra, porque não existem campos de handbol na atualidade para esse tipo de esporte. Inicialmente foi praticado no campo, mas também na Alemanha onde surgiu passou a ser praticado em quadras fechadas devido ao frio intenso no inverno.
O handebol é um esporte que foi inventado na Alemanha em 1919 por um professor de Educação Física chamado Karl Scheleng, reformulando um jogo anterior chamado torball. No início, o jogo foi inventado para as alunas, depois passou a ser praticado também pelos rapazes. O handebol é um esporte que sempre foi muito popular entre os estudantes, por ter sido inventado por um professor e divulgado entre os estudantes.
Em 1927 surge a primeira Federação Internacional de Hand Ball (como era originalmente conhecido) e chegou ao Brasil em 1930 e foi popularizado em escolas e clubes do país.
O handebol disputado em quadra é formado por equipes de 7 jogadores e é o mais popular no Brasil., em dois tempos de 30 minutos para homens e 25 minutos para mulheres.
É um exporte muito veloz, com a bola movimentada com passes feitos pelas mãos até chegarem a área do adversário. Os defensores fazem com o corpo uma barreira na área de lançamento para impedir o gol. Se o goleiro não defender sua equipe recomeça o jogo a partir do meio do campo.
Este handebol é disputado em quadras de 40 m de comprimento por 20 m de largura, com duas traves de 3 m de largura por 2 de altura. A bola tem 50 a 60 cm de circunferência pesa entre 125 e 176 gramas para homens. Para as mulheres e crianças tem 54 a 56 cm e 325 a 400 gramas de peso.
Fundamentos do Handebol
O handebol não é um esporte muito praticado no Brasil, possui mais popularidade em países como Alemanha, Espanha, França, Suécia, Noruega e Croácia, mas sua popularidade está crescendo em nosso país. O esporte foi criado em 1919 e, ao contrário do futebol, que é praticado com os pés, no handebol o uso do pé é proibido. Para