Fundamentos do direito
2- Seguintes palavras de Rudolf Von Ihering em sua obra “ A luta Pelo Direito”: “A finalidade do direito é a paz, a luta é o meio de consegui-la, enquanto o direito tiver de afastar o ataque causado pela injustiça e isso durará enquanto o mundo estiver com os olhos bem abertos, ele não será poupado. A vida do direito é a luta, a luta de governos, de classes, de indivíduos e a luta de povos”
O direito é uma força viva e todos os direitos da humanidade foram conquistados através da luta, seja o direito de um povo, ou seja, o direito individual, ambos só se conquistam através muita persistência.
O autor declara “ninguém se atreverá a espoliar dos seus valores supremos um povo cujo seio se generalizou o hábito de cada um defender denodadamente o seu direito, mesmo nas menores coisas”.
3- O que o autor quer demonstrar com as palavras: “O despotismo sempre teve início com violações das regras de direito privado, com atos de desrespeito ao indivíduo.” E as palavras “a força moral e o sentimento de justiça do povo constituem a defesa mais eficaz que um país pode opor aos seus inimigos. A força de um povo equivale à força do seu sentimento de justiça”. Nas primeiras palavras o autor demonstra que o despotismo é uma forma de governar onde os “déspotas” possuem poder ilimitado sobre a vida das pessoas, tornando-se assim um ato de invasão nos direitos privados dos cidadãos.
Na segunda demonstra que um povo unido e que luta pelos mesmos objetivos não dão abertura para serem dominados pelos seus inimigos.
4- O interesse na luta pelo direito Segundo o autor
A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio. Ihering defende a seguinte