Fundamentos de Filosofia
Este trabalho tem como objetivo mostrar algumas definições e compreensões sobre o que vem a ser o conhecimento e quais seus níveis, tentando conhecer de maneira salutar a historia da ciência filosófica, levantando ideias convincentes que direcionem a uma melhor visão critica dos conteúdos, métodos e estudos abordados por esta disciplina. A filosofia é feita antes mesmo de sabermos o seu conceito real, pois ao pensarmos sobre a filosofia estamos filosofando. Segundo Schelling – “Todo nosso saber sempre permanecerá filosofia, isto é, sempre um saber apenas em progresso, cujo grau superior ou inferior devemos apenas ao nosso amor à sabedoria, isto é, a nossa liberdade.” Então para iniciarmos reflexões sobre conhecimentos e saberes, acredito que é necessário o desenvolvimento da consciência, pois ela é uma das principais, se não a principal característica do ser humano.
Na historia da Filosofia a questão do conhecimento foi bastante especulada durante vários períodos, e um dos principais temas discutidos. Outros temas também tiveram grande atenção, esses temas foram denominados Problemas filosóficos. Os problemas filosóficos relacionados aoconhecimento humano preocuparam quase todos os filósofos, e são tratados por uma disciplina filosófica que é designada por diversos nomes: Gnosiologia, Critica do conhecimento, Epistemologia e Teoria do conhecimento que é a denominação usada por Gilberto Cotrim e outros autores.
A teoria do conhecimento pode ser definida como a investigação acerca das condições do conhecimento verdadeiro. Embora ajam tantas outras definições e teorias do conhecimento. As questões principais discutidas dentro da teoria do conhecimento em resumo são as reflexões filosóficas com o objetivo de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento.
O que é conhecimento?
De acordo com filósofo o norte-americano Richard Rorty, que nos trás a definição mais frequente entre os filósofos para essa