Fundamentos das ciências sociais
PROF. ADALTON
AULA 8: 1) Ação Social Racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. As normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob forma de motivação. A queda do índice de natalidade torna-se tradição nos países mais desenvolvidos, no momento em que seus interesses estão voltados para o sucesso profissional.
2) Na vida moderna tudo é feito através da previsão ao lucro. Todo indivíduo calcula o que ganha e o que perde mediante uma ação.
3) D
AULA 9: 1) Dominação Tradicional. A dominação é a possibilidade de submissão a um determinado mandato. No caso do texto, constitui um mero costume, o hábito cego de um comportamento inveterado da troca de favores entre coronéis e chefes de estado. 2) Na teoria política de Max Weber o patrimonialismo é um modo legítimo de poder político, ancorado no tipo de “dominação tradicional”. Na visão de Weber a obediência ao chefe político está sempre assegurada por um dos sistemas de dominação.
O coronelismo é um entrave à modernidade, a partir do momento que dificulta o desenvolvimento do país. 3) A
AULA 10: 1) Na sociedade capitalista, os indivíduos de uma mesma classe social partilham regras e leis, as quais beneficiam sempre as classes economicamente dominantes. Para Marx a história humana é a história de luta de classes. Ele defendia a necessidade de luta política entre as classes. A única forma de mudar a realidade é lutar. 2) B
AULA 11:
1) Na sociedade capitalista os “mais favorecidos”, desenvolveram formas de dominação política que tornam legítimos seus interesses. As desigualdades atingem principalmente aos que sofrem diretamente com ela por auferirem menos benesses na sociedade.
2) E
AULA 12: 1) O fenômeno da desigualdade social, que tornou-se alvo de todas as formas de mídia.
2) Embora não se faça muito para que a questão da desigualdade seja