Fundamentos da psicologia nas organizações
Professora: Sandra Brandão
Aluno: Leon Bonneterre Pereira
Turma: 3001
Sala: 501 Turno: Noite
Data: 13 de Setembro de 2012
GUILHERME WUNDT
O chamado “Pai da Psicologia experimental”, Guilherme Wundt. Criou em 1879 na cidade Alemã de Leipzig, o primeiro laboratório de psicologia, intitulado Instituto de Psicologia Experimental.
Wundt se utilizava de aparelhos para medir os fenômenos psíquicos, como percepção, sensação, vontade, entre outros; porém, A percepção foi estudada com mais profundidade. Alem disso, muitos pesquisadores do mundo todo optaram por este laboratório para realizar seus estudos.
BEHAVIORISMO
Essa teoria Deriva do termo “Behavior” que significa “Conduta”.
Segundo ela, o comportamento devem ser observados e medidos da mesma forma que as outras ciências o fazem.
A ciência deve caminhar para fatos públicos, e o estudo do comportamento é uma ciência, e deve ser estudada objetivamente, pois a ciência subjetiva da introspecção dificulta o estudo do comportamento.
O Behaviorismo desenvolveu na psicologia contemporânea, o estudo do Estimulo (S) e o da Resposta (R), o que passou a chamar-se Psicologia do estimulo e da resposta ou psicologia S-R.
Um evento psicológico começa com um estimulo e termina com uma resposta.
Ex:
Evento: Lâmpada que acende
Estimulo(S): Luz
Resposta (R): Pupilas se contraem
O Behaviorismo foi fundado por John B. Watson que reagiu contra a Psicologia da Introspecção e os estudos das experiências da consciência.
GESTALT
Gestalt, em alemão, quer dizer: “Forma ou Configuração”. Estuda a organização do processo mental. Exemplos de organização do processo mental podem ser quando se visualiza uma imagem com vários significados, e ora se enxerga uma coisa, ora outra. Assim acontece com o comportamento humano: tendemos a dar atenção em certa coisa e deixamos outras que povoam o ambiente em segundo plano.
Exemplo: Ao