COMPARAÇÃO
Como a maioria das discriminações estão ligadas a cor e opção sexual, o discurso ‘’Politicamente Correto’’ busca evitar palavras com tom de preconceito, como o termo "preto, crioulo, bicha, traveco’’, que são palavras politicamente incorretas e ofensivas, e tenta mostrar que usando palavras mais neutras como "negro, homossexual, travesti", as vezes o preconceito passa despercebido, mesmo que ele já esteja inserido na sociedade e tenha reflexos na linguagem. O politicamente correto busca deixar a língua purificada de todos os tipos de preconceitos, buscando uma língua ideal e perfeita que muito dificilmente venha a existir.
Pode ser dizer que a língua é por quase que sua totalidade autônoma, e não se constitui como uma simples relação das coisas existentes. Ela é, um conjunto de significados, ou seja, um conjunto de elementos ordenados dentro de um todo, pois pode se dizer que ela classifica, ordena, categoriza, tudo que está a nossa volta independentemente do tempo e espaço que foi pensado.
Dependendo do discurso que se o ocorre a utilização de certas palavras, nem todos que ali estão se sentirão ofendidos com os termos ‘’politicamente incorretos’’ usados. Em um show de humor, principalmente o humor negro em que o próprio nome remete ao politicamente correto um termo preconceituoso mais ao mesmo tempo neutro.
O politicamente correto não se estabelece numa língua de madeira, embora promova uma devastação da língua tentando retirar todas as palavras preconceituosas.