Portifolio
O que é?
É uma avaliação trienal, ou seja de 3 em 3 anos, de conhecimentos e competências de estudantes de 15 e é realizados em 30 países da OCDE, nesse trabalho, iremos falar sobre: Finlandia, Chile, Coréia, China, Canadá e Brasil.
Para que serve?
Seu objetivo é avaliar conhecimentos e habilidades que capacitam os alunos para uma participação efetiva na sociedade em situações que serão relevantes em suas vidas futuras.
Desde quando existe?
Desde 1998, mas sua primeira edição foi em 2000 com Leitura, 2003 Matemática, 2006 Ciências. Em 2015 haverá uma de Ciências.
O que é avaliado? O que se pretende medir?
O objetivo do PISA é avaliar conhecimentos e habilidades que capacitam os alunos para uma participação efetiva da sociedade. Com isso, eles procuram a melhoria da aprendizagem autorregulada – quando a escola não ensina os alunos tudo o que precisam saber em suas vidas. As matérias avaliadas são: Leitura, Matemática e Ciências.
Como é o estilo da prova?
São aplicadas provas para alunos de 15 anos independente da sua escolaridade, também pode ser aplicado questionário aos professores, estudantes e diretores da escola. Eles buscam se assegurar da confiabilidade das provas, levando em consideração as culturas diversas de cada país participante.
Quais são alguns dos países participantes?
Como já dito anteriormente, alguns dos países são: Finlândia, Chile, Coréia, China, Canadá e Brasil, etc...
Quando o Brasil começou a participar?
O Brasil começou na primeira edição do PISA, em 2000, as mudanças produzidas pela LDB destacam a avaliação como uma ferramenta estratégica para orientar as políticas públicas.
Quais os dados referentes ao Brasil quando comparado com o resto do mundo?
O Brasil tem sua colocação em 53 lugar. Uma das maiores reclamações feitas é que mesmo com o baixo índice educacional em pesquisas como o PISA, as famílias brasileiras alegam estarem satisfeitas com o ensino, mesmo com a falta de profissionais