cnpq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.
Criado em 1951 com sua sede em Brasília, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
Promover e fomentar o desenvolvimento, a manutenção da pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos em todas as áreas de conhecimento e a capacitação de recursos humanos voltadas às questões de relevância econômica e social.
Promover a inovação tecnológica, implantar e manter mecanismos de coleta, análise, armazenamento, difusão e intercâmbio de dados e informações sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia;
Aplicar normas e instrumentos de apoio e incentivo à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento, de difusão e absorção de conhecimentos científicos e tecnológicos;
Realização de acordos, convênios, programas e projetos de intercâmbio entre entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais;
Prestar serviços e assistência técnica em sua área de competência;
Credenciar instituições para importar bens com benefícios fiscais destinados a atividades diretamente relacionadas com pesquisa científica e tecnológica.
Critérios de julgamento dos Comitês de Assessoramento
São mais de 300 pesquisadores selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.
Os critérios de