recrutamento
Francisco de Assis Palharini2
Flávia da Silva Nunes*
Patrícia Figueiredo Nascimento**
Vinícius Alves Portela Martins***
A atividade de Recrutamento dos Recursos Humanos tem por finalidade proporcionar às organizações condições otimizadas para a seleção dos recursos humanos de que necessita para funcionar e se desenvolver adequadamente. Conseqüentemente, o recrutamento assume um papel estratégico na intermediação entre a organização e o mercado de trabalho, uma vez que o êxito na sua realização é condição sine qua non para o êxito do processo seletivo. Na atualidade, o recrutamento vem merecendo atenção especial nas mais diferentes organizações, por força da rarefação de trabalhadores qualificados para as mais variadas funções.
A primeira vista, tende-se a confundir as atividades de seleção e recrutamento como sendo uma só, dado a proximidade e necessidade de grande articulação com os processos de seleção de pessoal. Dependendo do tamanho da organização, ou da forma pela qual o seu respectivo departamento de recursos humanos está estruturado, o recrutamento pode se dar de modo mais ou menos articulado com os procedimentos de seleção. Estas atividades se diferenciam tanto do ponto de vista conceitual quanto no que se refere aos procedimentos utilizados para sua execução. Cabe ressaltar que o recrutamento não configura propriamente uma atribuição exclusiva do psicólogo, embora o psicólogo em muito nela interfira, dado a importância que assume pra o êxito do processo seletivo. Assim, compreendemos ser necessário que o psicólogo do trabalho domine os seus conceitos fundamentais, os principais procedimentos que a configuram, bem como as tendências de desenvolvimento desta atividade no âmbito dos recursos humanos.
Entre os principais objetivos do Recrutamento destaca-se, tradicionalmente, atrair e/ou disponibilizar para a organização em questão os trabalhadores e/ou profissionais que