Fundamentos da Educação
R.: Filósofo é aquele que está sempre pensando, refletindo, etc. Como o texto nos fala, é aquele que está com os pés no chão e a cabeça nas nuvens, sempre fazendo reflexões de determinados assuntos. Filosofia é a forma de se colocar questões sobre algo que está em reflexão, tornando-as complexas. A Filosofia é importante para o Educador extrair resultados positivos do assunto elaborado, ou seja, chegar à uma conclusão.
2)- Defina o conceito de crise e explique as relações entre crise e filosofia.
R.: Crise é um conflito de interesse relacionado a evolução do conhecimento e o progresso.
A relação é que a filosofia veio para curar essa ruptura que se deu com o novo, resolvendo as dúvidas que ficaram e trazendo esperança para o que há de ser.
3)- Defina utopias de evasão e utopias de reconstrução e identifique as diferenças entre elas?
R.: Utopia de evasão é o fugir da realidade construindo um mundo de sonhos. Utopia de Reconstrução não se apresenta como fuga, mas como crítica política e social do modelo existente convergindo numa proposição alternativa para a realidade de todos os dias.
A primeira (Utopia da Evasão) foge da realidade, ignora o presente, faz recusa e não busca mudar. A segunda (Utopia da Reconstrução) não ignora, mas assume a sua insatisfação buscando transformação de como deveria ser.
4)- Para que filosofia da educação?
R.: Para reproduzir, manter e reforçar o estado de fato vigente na sociedade, buscando respostas esclarecedoras.