Fundamentos da Educação
Os fundamentos da educação referem-se a estudos desenvolvidos por sociólogos, filósofos, biólogos, psicólogos, etc., que fornecem as bases conceituais para que se possa entender como ocorre o desenvolvimento do ser humano. Eles abarcam os aspectos formadores deste ser.
Seria inconcebível referir-se apenas a uma ciência para se chegar a esse entendimento, pois segundo Pimenta, “Como fenômeno social, a educação não se esgota no estudo de uma única ciência. Como fenômeno múltiplo é a síntese de muitas determinações. Por isso, requer a pluralidade de enfoques sobre si” (PIMENTA,2002,p.09).
No que tange aos estudos sociológicos Althusser, Bower, Bourdieu e Passeron, entre outros, desenvolveram teorias de grande relevância para a educação. Eles destacam o papel da educação na produção e reprodução da sociedade de classes. Segundo Bourdieu a compreensão do mundo converte-se em poderoso instrumento de libertação.
De acordo com as teorias sociológicas a escola tem a incumbência de preparar técnica e subjetivamente as diferentes classes sociais para ocuparem seus lugares na sociedade. E a força da cultura atua sobre o comportamento dos indivíduos. Ainda segundo os sociólogos, os fatores familiares contribuem para o estudo do processo educativo, através das condições do ambiente, estímulos, hábitos que encorajam ou desencorajam as atividades de aprendizagem. O ambiente familiar e a posição socioeconômica são fatores que determinam o comportamento em classe.
O currículo, o programa e o planejamento devem atender a realidade dos alunos e seu objetivo deve ser formar um ser integral, com condições de adaptação na sociedade no tempo e no espaço, pois quando desvinculados dessa realidade tornam-se fatores de desmotivação para os alunos.
Compete à educação ampliar situações que provoquem a aprendizagem, pois o saber implica num valor capaz de mobilizar energia de quem aprende a ponto de levá-lo a novas formas de