Fundamentos da Educação
O papel da educação na produção e reprodução da sociedade de classes tem sido amplamente discutido pela Sociologia da Educação – é na escola que o indivíduo é preparado para conquistar e definir seu espaço na sociedade. Seu comportamento em classe reproduz o status social de sua família e seus valores morais. E são justamente esses padrões de comportamento que devem ser trabalhados, partindo dessa realidade individual para um contexto maior, que permita uma convivência social mais diversificada.
Desta forma, cabe à escola auxiliar na formação do individuo e na inserção de regras sociais através da reprodução dos hábitos e valores. Há de se considerar que existem aspectos diferentes entre educação formal e informal, e por isso é preciso estabelecer uma relação entre elas, uma vez que ambas constituem o processo de socialização e cultura que buscam formar membros da sociedade.
A educação exerce papel fundamental nas relações sociais, no sentido de evitar as contradições que existem entre os interesses sociais e pessoais. Pode ser encarada como fator que contribui para a transformação social, porém, sozinha não tem o poder de transformar. O ato de educar exige planejamento, pois toda aprendizagem deve ser analisada e questionada. Os educadores devem ser antes de qualquer coisa, pesquisadores incansáveis. Não no sentido de acumular informações, mas de buscar novas técnicas de ensino, e melhor aplicação das já existentes e praticadas.
A aprendizagem tem sido objeto de estudo na área da psicologia, já que apenas alguns de seus fatores são conhecidos, permanecendo ainda obscuros, um grande número de outros fatores desse processo. Quando a aprendizagem é situada em nível de sala de aula, professor e aluno são elementos unidos em busca de um objetivo comum: a sua sistematização e sua capacidade de transformação. E é por meio dos conhecimentos psicológicos que diferem e caracterizam o sujeito que aprende e a maneira que aprende, é que a didática