Fundamentos da educaçao
Edwirges de Lima Ru: 335517
Elaine Gischewski Costa Ru: 445367
Mariely Beatriz Carvalho Costa Ru: 445337
Mayara Silva Teixeira Ru: 438945
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Relação Escola e Comunidade
Boa Esperança, Dezembro de 2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos ver que a diversidade cultural se faz presente nas escolas hoje em dia e que mesmo com todos as suas contradições e seus desafios, o conteúdo aqui presente é voltado a educadores educadoras que fazem e que desejam fazer da educação uma ferramenta importante para a emancipação humana.
Observaremos o que os professores atualmente acham sobre os estudos das culturas e como eles trabalham com elas nas escolas com os alunos.
Analisaremos como as escolas de hoje trabalham as diferenças culturais com as crianças e jovens e como eles lidam com tudo isso.
Vamos ver como a cultura é estudada para um modo de vida e a importância do respeito a diversidade cultural. Iremos tentar compreender os caminhos percorridos por diferentes grupos sociais para a construção das regras e valores sociais; conceituar e diferenciar identidade e etnia, elementos fundamentais para a compreensão da diversidade cultural nas sociedades em geral e na instituição escolar, em particular.
Iremos ver também o que é a educação multicultural para os professores da educação atual e como eles trabalha essa educação nas escolas com seus alunos de forma que todos comprrendam.
A Diversidade Cultural e o Multiculturalismo
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: linguagem, vestimentas, culinária, manifestações religiosas, tradições entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. A cultura diz respeito à inigualável criatividade humana, à toda forma de se relacionar socialmente, de louvar