Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Etapa 1: Fundamentos da Administração e Ênfase nas tarefas
2011
INTRODUÇÃO
Foi quando o homem se organizou em sociedade que surgiu a administração. Pois era preciso organização e controle entre as pessoas. Era preciso administrar as pessoas para que não houvesse conflitos capazes de abalar o equilíbrio da sociedade constituída.
Mesmo tendo sido criada há muito tempo atrás, ela é usada e é extremamente importante dentro de uma organização. Ela não é uma fórmula exata, o profissional dessa área é treinado para lidar com desafios, com pessoas. O seu estudo é cada vez mais aprofundado.
Para MAXIMIANO (2000), existem duas fontes principais que originam os conhecimentos administrativos: a experiência prática e os métodos científicos. Considera que os conhecimentos resultantes da experiência prática surgiram com as primeiras organizações humanas, de onde os administradores passaram a formar um acervo teórico resultante da transmissão de conhecimentos. A segunda fonte refere-se a aplicação dos métodos científicos à observação das organizações e dos administradores.
Neste trabalho abordaremos os principais fatos históricos que deram origem aos primeiros pensamentos sobre o que era a administração e como surgiu a administração como ciência.
Administração: “É o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais, de maneira eficiente e eficaz.” (BATEMAN e SNELL, 1998, p. 27). HISTÓRIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO As origens das teorias administrativas remontam a um passado muito distante. As primeiras contribuições adviram de praticantes e não de teóricos.
Destacam-se, desde o início da civilização, contribuições que embora esparsas, marcaram significativamente o desenvolvimento dessas teorias, apesar de que a prática administrativa, bem como a coordenação entre os estudos de praticantes e teóricos, sejam uma característica de tempos mais