Aula-tema: fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
A habilidade humana é comunicar-se com as pessoas, saber falar, ouvir, opinar, com isso o funcionamento da empresa vai ser bem melhor porque todos irão ficar mais motivados, haverá um melhor compreender atitudes que devem ser efetuadas, será mais fácil liderar com este modo de agir.
As Teorias da Administração ajudou muito os administradores, pois com essas teorias ficou mais fácil e proveitoso o andamento do trabalho de todo mundo.
Estas teorias são divididas em três, uma é a Teoria Clássica que nasceu com Henri Fayol (1841 – 1925). Ela se refere à estrutura da empresa, uma organização formal, uma síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura ao todo.
Fayol fez alguns princípios para a organização que é tarefa para cada setor, dar e espera por ordens e receber ordens de apenas um superior, que o nível hierárquico deve estar ser subordinado a um nível hierárquico superior, dependendo da especialização do trabalhador denomina-se a área em que deve ocupar.
Houve também a Teoria Burocrática, que nasceu com Max Weber (1864 – 1920). Esta teoria é voltada para a racionalidade e a eficiência.
Para ele a disfunção burocrática são as seguintes, os ocupantes de cargos se tratam como uma pessoa importante e não como uma pessoa com atividade normal que é tratada de forma simples, os funcionários se preocupam mais com as ordens ou regras que a empresa impõe do que o trabalho a serem efetuadas, uma pessoa com muitas formações pode prejudicar a empresa, uso de uniformes tipos de equipamentos, salas ou mesas exibe o sinal de autoridade dependendo do setor, pressão pode dificultar o andamento do atendimento a clientes, quando há mudanças todos ficam com medo, pois não sabe o que pode acontecer então preferem a rotina do dia-a-dia ao invés de mudar podendo melhorar o