Psicomotricidade
Orientação espaço-temporal – é a conscientização das formas de deslocamentos corporais de uma maneira continua e perceptiva atuando nos diferentes planos, eixos, direções e trajetórias, permitindo o deslocamento e o reconhecimento do espaço utilizando as partes do corpo.
Coordenação motora global – É o uso de grupos de músculos maiores, permitindo a criança dominar o corpo no espaço, e que controla os movimentos mais rudes como andar, correr, saltitar, pular, subir/descer escadas, rastejar, etc.
Coordenação motora fina - É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos permitindo dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar/desmontar, empilhar, costurar, abotoar/desabotoar e digitar.
Equilíbrio - : qualidade física que permite manter ou rapidamente repor o centro de gravidade dentro do seu polígono, de sustentação graças a ações de sinergias neuro-musculares; controle de posição do centro de gravidade do corpo, ou manutenção do equilíbrio estacionário (equilíbrio estático) ou em movimento (equilíbrio dinâmico).
Lateralidade é a dominância de um lado do corpo em relação ao outro, ao nível de eficácia , força e habilidades; enfim é o predomínio motor de um dos lados do corpo, resultante da relação entre as funções dos dois hemisférios