Fundamentos da Administração e ênfase em tarefas - Friederich Taylor
Pelo presente trabalho proposto a nós, alunos, pela FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA, apresentamos uma breve explanação – em forma escrita – referente a pesquisa realizada sobre as Teorias Administrativas, em especial a TEORIA CLÁSSICA de Friederich Taylor.
Este trabalho nos propôs conhecer e entender melhor como a forma de lhe dar com as pessoas e de mensurar resultados e objetivos naquela época – em meados de 1911 – era feito e como essa teoria ainda nos é atual em tempos modernos. A forma de Administrar pessoas e processos desde então ganha novas visões e proporções e estudar o passado é entender o futuro.
DESENVOLVIMENTO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÊNFASE NAS TAREFAS
Administração é uma ciência que estuda o modo correto de planejar, organizar, digirir e controlar recursos dos quais uma organização possui. Nada mais é do que gerenciar de uma forma mais abrangente, ou seja, colocar a empresa no rumo certo, apurando seus resultados, dando ênfase nas tarefas e na gestão de pessoas, criando ferramentas que serão utilizadas no dia-a-dia para obter os resultados esperados. Mas para que tudo isso aconteça, é necessário que o administrador possua o que chamamos de CHA – Conhecimento, Habilidades e Atitudes – para que seja traçado uma linha eficiente e eficaz de raciocínio para que se alcance o resultado esperado.
As empresas possuem muitas particularidades entre si, algumas são geridas a ferro e a fogo, já outras premiam seus colaboradores pelo bom desempenho da função, enfim, cada uma com um esquema de gerência diferente e o mesmo objetivo em comum: alcançar lucro. Porém, este pensamento realmente deixou de existir a partir do século XX, depois da chegada de pensamentos humanistas, em que o colaborador deixa de ser “o chão de fábrica” para exercer seu papel na organização como capital humano ou capital intelectual. Mas para que isso se tornasse uma realidade, a administração sofreu inúmeras mudanças e vários pensadores e filósofos