Fundamentos Da Administra O
REVISÃO
2º Semestre
Princípios da Administração
Profº. Esp. Nayllan Éleres Brito
Ciências Contábeis – FCAT
Contador CRC – PA 018828/O
MBA – Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira - FGV
1
Teoria dos Sistemas Bertalanffy
2
Níveis Organizacionais
3
Teoria de Maslow
4
5
Fordismo, Taylorismo e Toyotismo
• São modelos de produção industrial, sendo que o Taylorismo se caracteriza por técnicas de administração voltadas à otimização de produção. O Fordismo e o Taylorismo foram muito aplicados desde o início do século XX até aproximadamente a década de 1970. A partir daí o Toyotismo começa a ganhar espaço nos modelos de produção industrial.
6
Fordismo
• Fordismo :Um processo industrial onde há produção em série, linhas de montagens, cada operário realiza uma tarefa específica, produção em massa. As fábricas ocupavam grandes áreas que exigiam um complexo sistema de controle.
7
Taylorismo
• Taylorismo - sistemas técnicos que objetivam a otimização do emprego da mão-de-obra de modo a aumentar a racionalização do movimento e evitar a ociosidade e a morosidade operária.
8
Toyotismo
• Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O toyotismo foi criado na fábrica da Toyota no Japão (dando origem ao nome) após a Segunda Guerra Mundial, este modo de organização produtiva, elaborado pelo japonês Taiichi Ohno(1913 - 1990) e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global.
9
Henri Fayol leva a análise dos processos para toda a organização
10
Teoria X e Y
11
Douglas MacGregor
• Dois Estilos básicos de Gestão:
• Teoria X : o estilo de gestão - centralizador e rígido, baseado em sistemas de controle que fariam os funcionários darem resultados.
• Teoria Y: o estilo de gestão - mais flexível, participativo, em que os funcionários desejosos em colaborar pudessem dar o seu melhor