fundamentos da administra o
Qualquer indivíduo, em algum ponto de sua vida, será um administrador. O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos: pessoal, familiar, organizacional e social. Estudando sistematicamente os conceitos, atividades e práticas de administração, a pessoa pode aprender a tomar decisões melhores e as ações adequadas. Apenas o bom-senso não é suficiente. Qualquer pessoa com esperança de obter sucesso precisa aprender com os outros , Embora um livro-texto não possa substituir a experiência do dia-a-dia no mundo real, um estudo sistemático do assunto pode oferecer um bom ponto de partida. Por meio do estudo de conceitos de administração, pode-se aprender com base na experiência de outras pessoas.
O estudo de teorias básicas de administração é importante por três motivos:
As teorias oferecem um meio de entendermos o que experimentamos.
Conhecendo e entendendo as teorias básicas de administração, pode-se relacionar e testar as próprias experiências com esses conceitos. As teorias permitem que as pessoas se comuniquem de forma eficaz.
Elas definem os termos em uma linguagem comum e, assim, facilitam muito a discussão de situações. As teorias fornecem uma linguagem comum As teorias permitem que as pessoas continuem aprendendo sobre o mundo real Cada teoria explica apenas uma porcentagem do mundo observável ao redor das pessoas. E, percebendo isso, pode-se continuar buscando modos alternativos de interpretar eventos e de considerar as implicações da adoção de perspectivas alternativas
Empresas são organizações de negócios que têm por objetivo a obtenção de lucro e resultados projetados ou esperados. Os organizações estão segmentadas por três setores:
1º setor – Governo (órgãos governamentais).
2º setor – Empresas (tradicionais).
3º setor – organizações de utilidade pública, origem na sociedade e não na organização e não tem finalidade lucrativa. Ex.: fundações e ONG’s.
4º setor – mais recente, mídia como