Fundamentos Da Administra O
Desde principio da humanidade, o homem administra. Por meio de comando de pessoas que desempenham os trabalhos necessários para obter aqueles resultados comuns, tem a necessidade de planejar e organizar os recursos necessários para a concretização de um trabalho e a consecução do mesmo.
Entende-se que os fundamentos da administração iniciaram a serem elaborados neste período, recursos rudimentares e objetivos com tempo determinado. Alcançaram, nos dias de hoje, uma complexidade gigantesca para poder atender as demandas das grandes organizações supranacionais, das redes flexíveis de empresas, bem como das grandes fusões e inclusões empresariais.
O ser humano é um administrador por natureza, pois desde o principio da humanidade ele já administrava suas colônias, tribos e sociedades a fim de manterem a ordem e organizar as obrigações para que nada faltasse em sua família.
No período em que os homens se constituíram em sociedades, deparou-se com a necessidade de governar cidades, vilas, estados e nações.
O mundo em que vivemos é uma corporação composta por organizações. Todas as atividades voltadas ao cultivo de bens (produtos) ou prestamento de serviços são projetadas, ordenadas, conduzidas e efetuadas por organizações.
Ao longo dos séculos surgiram varias teorias sobre os fundamentos da administração, entre elas as de Frederick Winslow Taylor, que foi conhecido como taylorismo. Segundo Taylor o grande entrave das técnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento, pela gerência e pelos