Trab
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCIDERAÇÕES...................................................................................................7
4 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo analisa o os conceitos de cidadania, democracia e polis na Grécia Antiga, explicando os mesmos dentro das ideias de Rainer Sousa. Optou-se por este tema através de leituras referentes ao tema proposto.
Através do referencial textual de Rainer Sousa buscou-se compreender a problemática trazida pela leitura, as quais iluminaram a discussão sobre os conceitos de cidadania, democracia e polis, buscando aspectos da antiguidade que expliquem esses conceitos.
Para conceituar as terminologias referentes ao tema buscou-se pressupostos em Dicionários e no texto de Rainer Sousa, onde o autor trabalha em seus textos explicando cada tema.
Propondo-se analisar e explicar o tema embasando-se na produção de Rainer Sousa.
2 DESENVOLVIMENTO
A ECONOMIA GREGA TEVE GRANDE IMPULSO COM O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO DAS REGIÕES LITORÂNEAS DO MEDITERRÂNEO E DO MAR NEGRO. AS CAUSAS DESSE PROCESSO DE EXPANSÃO TERRITORIAL ESTÃO ASSOCIADAS À POBREZA DO SOLO, AO CRECIMENTO DA POPULAÇÃO E ÀS INVASÕES DOS DÓRIOS, EM 1200 A.C.
Pouco a pouco, o antigo modo de vida (terras compartilhadas por todos e comunidades organizadas em grupos familiares) foi desaparecendo.
As cidades recém fundadas tinham laços culturais muito fortes com as da Península Balcânica, mas eram independentes no aspecto político. A ocupação de novas áreas intensificou gradativamente o comércio entre essas regiões.
Com a desestruturação dos genos, aqueles que não partiram acabaram subjugados pelos eupátridas (eram filhos de pai e mãe atenienses, considerados os únicos com direito a participar da política). Para garantir a propriedade