fundamentos 2
Pólo Taquara/RS Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social II
Acadêmicos:
Adriana Feltes- RA 354182
Aline de Oliveira Stelo- RA 395215
Carine Cardoso de Souza - RA 349276
Fabiani da Silva Bueno- RA 351648
Marta Kauer - RA 391172
Teoria do Serviço Social
Professor a Distância/ Maria Laura Santos
Taquara, Abril 2013.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho observaremos a importância que teve a Igreja Católica frente ao Serviço Social. O processo de reconstituição perante os desafios em sua trajetória rumo à profissionalização. As transformações ocorridas e o porquê se fizeram necessárias. Da teoria aos dias atuais, uma passagem pela história.
O Processo Histórico do Serviço Social
A Igreja Católica teve grande ênfase na constituição do Serviço Social, as primeiras escolas foram geradas através dos grupos cristãos operadas por alunas primárias transformando a teoria em prática na educação, formando profissionais capacitados para o mercado, e fazendo com que o capitalismo se desenvolvesse gerando mais emprego e sustentabilidade, Porém há um fator relevante a considerar, é de que, pois somente quem poderia conseguir um nível de escolaridade eram os que tinham uma renda bem sucedida para poder arcar com os custos, como eram poucos que possuíam este privilégio havia alto índice de analfabetismo entre os menos favorecidos.
O Serviço Social veio ganhando forças tanto na teoria quanto na prática, revolucionando o modo de ver e viver da sociedade e lutando pelos direitos dos indivíduos, se fez necessário um movimento de reconceituação que aconteceu na década de 80, movimento que aconteceu nos países latino-americanos, que segundo Faleiros, consistiu em um movimento