Sistema Respiratório
“Formado de órgãos que nutrem o organismo por meio de alimentos no estado gasoso” (DI DIO, 2002)
Generalidades
Respiração → troca de O2 e CO2 entre o ar atmosférico e a s células do corpo.
A função respiratória inclui:
Ventilação → Inspiração e Expiração
Difusão de O2 dos alvéolos pulmonares para o sangue e de CO2 do sangue para os alvéolos.
Transporte de O2 para as células e de CO2 das células para fora do corpo.
Divisão didática:
Porção de Condução: Nariz, Faringe, Laringe, Traquéia e Brônquios Principais D e E.
Porção de respiração → Pulmões: brônquios lobares, segmentares, bronquíolos, ductos alveolares e alvéolos).
Porção
de condução Nariz
O estudo do Nariz é chamado de Rinologia.
Visível externamente no plano mediano da face.
Constitui uma passagem para o ar (via aérea)
Funciona como condicionador do ar (filtra, aquece e umidifica), recebe as lágrimas, as secreções da túnica mucosa nasal e paranasal.
É o órgão periférico do sentido da olfação.
Proeminência piramidal mediana da face, que possui um ápice (ângulo livre), dorso (margem anterior) e raiz (parte superior do dorso, fixada na fronte).
As narinas são os orifícios elípticos separados pelo septo nasal sagital e limitados lateralmente pelas asas do nariz.
Vibrissas→ grupo de pêlos responsáveis pela filtração → Ao nível do vestíbulo do nariz.
Morfologia do nariz → é muito variável. É característica antropológica, biotipológica e de valor racial.
Caucasiano (impropriamente designados brancos) → longo e estreito, com narinas sagitais.
Negros → curto, largo com narinas ovais, cujo maior diâmetro tende a ser transversal. (DI DIO, 2002)
Porção
de condução Cavidade Nasal
Estende-se das narinas até os cóanos (coanas) (orifício que se encontra na passagem da cavidade nasal para a porção nasal da faringe). Cada coana é mais larga do que a narina correspondente.
Dividida pelo septo nasal em metades direita e esquerda, cada uma possuindo