fundamentos 2
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Hylla Maria
Juliana Machado
Mayara Cristine
Abordagem Cultural
Goiânia
2013
Hylla Maria
Juliana Machado
Mayara Cristine
Abordagem Cultural
Trabalho produzido como segundo trabalho acadêmico, e nota parcial da média de N2 da disciplina Fundamentos da Educação Física II, do 3º período, 2º Ano da matriz curricular do Curso de Educação Física da PUC-GO, sob orientação do Prof. Isaías Moreira Ferraz Junior.
Goiânia
2013
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
Analisar as principais características das tendências que permeiam o universo nacional no que diz respeito à temática da Educação Física escolar é fundamental, uma vez que a discussão destas questões com os professores é muito importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz. As perspectivas pedagógicas que se instalam na Educação Física, na maioria dos casos, não aparecem de forma pura, mas com características particulares, mesclando aspectos de mais de uma linha pedagógica.
A formação inadequada do professor de Educação Física é quase sempre responsável pela instalação de concepções pedagógicas pouco esclarecidas. A prática de todo professor, mesmo que de forma pouco consciente, apoia-se numa determinada concepção de aluno e de ensino e aprendizagem que é responsável pelo tipo de representação que o professor constrói sobre o seu papel, o papel do aluno, a metodologia, a função social da escola e os conteúdos a serem trabalhados.
Abordagem Cultural
A abordagem cultural foi sugerida por Daó-lio (1993), em crítica à perspectiva biológica que ainda domina a Educação Física na escola. Segundo o autor, esta visão naturaliza e