fundamento S
Chamadas ao sistema : Desde a década de 1980 , os sistemas operacionais incorporam as interfaces de Programação de Aplicativos ou API ( Application Programming Interfaces.). Essas chamadas APIs que executam rotinas numa camada mais baica do sistema são conhecidas como “chamadas ao sistema”.
Sistema com compatilhamento de tempo: Também chamada de “multitarefas”, é uma extensão lógica da mutiprogramação. Vários jobs são execultados pela CPU, que comuta o processamento de cada job. O Sistema Time-Sharing foi desenvolvido para prover interatividade no uso dos compuadores pessoais a um custo acessível.
Sistemas distribuídos: O processamento distribuidos de dados compreende a ação de um conjunto de processadores interconectadis de tal forma a permitir a descentralização dos recusos e prover um ambiente para execução de programas de aplicação.
Sistema de tempo real: São sistemas ultilizados normalmente como um dispositivo de controle rodando em uma aplicação dedicada.
Bootstrap: Para que um sistema operacional possa começar a geenciar os recursos de um computador, é necessário que ele seja carregado na memória no momento de inicialização do computador.
Compartilhamento de recursos fisico: Os recursos de hardware do computador são finitos e podem ser compartilhados, tornando o ambiente multiusuário.
Compartilhamento de recursos lógicos: Muitos usuários podem estar interresados no mesmo fragmento de informação, qur pode ser provida em um ambiente que permita o acesso concorrente a esses recursos.
Modularidade: Quando ocorre a construção de sisemas em padrão moular, dividindo-se as funções em processos distintos.
Coveniência: O usuário pode querer ter muitas tarefas para trabalhar ao mesmo tempo. Um exemplo está no fato de que o usuário podem estar editando, imprimindo e compilando de forma concorrente.