Fundamento religioso do ascetismo laico
O Pietismo
O autor afirma que o Pietismo surge apartir de uma divisão do calvinismo na Inglaterra em especial na Holanda em que a doutrina do predestinação seria o ponto inicial do movimento que fico internamente na igreja reformada, ligado a ortodoxia se tornando aos poucos independente,assim nao sabendo como destinguir os pietistas,não pietistas e os calvinista e sem perceber foi absolvida pelo Luterianismo. Segundo Weber, Deus os escolhia devido ao seu bom desempenho no trabalho e que a graça divina se associaria a busca do sucesso no trabalho fazendo com que o individuo lutasse por isso incansavelmente.
Deve-se mencionar que o Pietismo daria uma enfase maior no lado emocional, que seria sua maior diferença entre o Calvinismo pois a recompensa nao seria um futuro mas sim a felicidade em vida.
Weber cita diversos autores como Bailey, Francke, Zinzendorf e em especial Spener que seria o criador do Pietismo e que todos estariam envolvidos com o Pietismo alemão com base luterana que será o importante a ser analisado pois afirma que o Pietismo significou simplesmente uma penetração de conduta ascetica metodicamente controlada e supervisionada nas agremições não calvinistas.
As Seitas Batistas
As Seitas Batistas teriam como função a salvação por meio de suas crenças e com pessoas redimidas sendo essa a caracterização das demais seitas. As Seitas Batistas teriam uma grande importancia em relação ao Capitalismo no mesmo patamar que o Calvinismo.
Apartir do movimento batista surgiram novos pensamentos religiosos que seriam os batistas, e os menonitas e principaçmente os quakers, todos irão se diferenciar da doutrina do Calvinismo, eles irão contra as comunidades religiosas do seu tempo. Os quakers teram um importante papel pois a ideia de predestinação das Seitas Batistas e rejeitada fazendo com que o enfoque seja na ação divina sobre o individuo, que fará revelações individuais, buscando a sua real vocação que